quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Um olhar para as diferenças culturais.

O processo de letramento ocorre mesmo entre crianças bem pequenas, começa bem antes de seu processo de alfabetizção.A criança começa a "letrar-se" a partir do momento em que nasce numa sociedade letrada. Rodeada de material escrito e de pessoas que usam a leitura e a escrita-e isto tanto vale para as crianças das camadas favorecidas como para as das camadas populares,
pois a escrita está presente no contexto de ambas-, as crianças, desde cedo, vão conhecendo e reconhecendo práticas de leitura e de escrita. Nesse processo vão também cnhecendo e recnhecendo o sistema de escrita, diferenciando-o de outros sistemas gráficos (de sistemas icônicos,por exemplo), descobrindo o sistema alfabético, o sistema ortográfico.Quando chega à escola,cabe à educação formal orientar metodicamente esses processos, e, nesse sentido, a Educação Infantilé apenas o momento inicial dessa orientação.
Em sociedades grafocêntricas como a nossa, tanto crianças de camadas favorecidas quanto crianças das camadas populares convivem com a escrita e com práticas de leitura e escrita cotidianamente, ou seja , umas e outras vivem em ambientes de letramento. A diferença é que crianças das camadas favorecidas têm um convívio inegavelmente mais frequente e mais intenso com material escrito e com práticas de leitura e escrita do que as crianças das camadas populares, e, o que é mais importante, essas crianças, porque inseridas na cultura dominante, convivem com o material escrito e as práticas que a escola valoriza , usa e quer ver utilizados.
Dois aspectos precisam, então, ser considerados: de um lado, a escola deve aprender a valorizar também o material escrito e as práticas de leitura e de escrita com que as crianças das camadas populares convivem; de outro lado, a escola deve dar oportunidade a essas crianças de ter acesso ao material escrito e às práticas da cultura dominante. Da mesma forma, a escolas que serve às camadas dominantes deve dar oportunidade às crianças dessas camadas de conhecer e usufruir da cultura popular, tendo acess ao material escrito eàs práticas dessa cultura.

Nenhum comentário: